
Beijos da profe Jaque!
O objetivo deste blogue e proporcionar aos meus alunos e alunas conteúdos e atividades de Língua Portuguesa para aprofundar os estudos direcionados nas atividades e nos debates em sala de aula, no pátio, no ginásio, na biblioteca, no salão de atos, no laboratório de informática etc.
| 'Não sou poeta e estou sem assunto.' (Fernando Sabino) |
| 'Viera a trovoada. E, com ela, o fazendeiro, que o expulsara.' (Graciliano Ramos) Corintianos lotam o estádio. E rezam. |
| Era de noite, as janelas se fechavam. Era de noite. As janelas se fechavam. |
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| Seus grandes e valorosos serviços em prol da causa revolucionária de seu país foram tardiamente reconhecidos. |
| • | Em enumerações, para separar elementos que as compõem: |
Machado de Assis foi contista, romancista, poeta, dramaturgo e crítico literário.
Nosso maior contista, romancista, poeta, dramaturgo e crítico literário foi Machado de Assis.
(geralmente, o último termo da enumeração vem separado pela conjunção e) |
| • | Em intercalações, quando palavras ou expressões se interpõem entre o sujeito e o verbo; entre o verbo e seus complementos (objetos) ou entre verbo e predicativo: |
| Os funcionários, a pedido do diretor, alteraram o horário. | ||||
| sujeito | verbo | |||
| Os funcionários alteraram, a pedido do diretor, o horário. | ||||
| verbo | objeto | |||
| Os funcionários estavam, porém, conscientes de seus direitos. | ||||
| verbo | predicado | |||
| Os funcionários alteraram imediatamente o horário da semana. As crianças comem brincando uma lata de sorvete! |
| • | Para separar adjunto adverbial, sempre que ele seja extenso ou quando se quer destacá-lo: |
| Depois de inúmeras tentativas, desistiu. Escove os dentes, sempre, e diga adeus às cáries! |
| • | Para isolar o predicativo quando não for antecedido por verbo de ligação: |
| Furioso, levantou-se. |
| • | Para isolar aposto: |
| A minha avó, Maria, era suíça. |
| • | Para isolar o vocativo: |
| Estamos de férias, pessoal! |
| • | Para marcar elipse do verbo: |
| Sua palavra é a verdade; a minha, a lei. |
| • | Para separar orações coordenadas, exceto as iniciadas pela conjunção e: |
| 'Sei que ele andou falando em castigo,mas ninguém se impressionou.' (José J. Veiga) 'Quis retroceder, agarrou-se a um armário, cambaleou resistindo ainda e estendeu os braços até a coluna.' (Lygia Fagundes Telles) |
| 'Agora Fabiano era vaqueiro, e ninguém o tiraria dali.' (Graciliano Ramos) |
| 'Disse, e fitou Don'Ana e sorriu para ela.' (Jorge Amado) |
| Levanta, e senta, e vira, e torna a se levantar. |
| • | Para isolar orações adjetivas explicativas: |
| Minha avó, que era francesa, não tolerava grosserias. |
| • | Para separar as orações adverbiais e substantivas quando antecedem a oração principal: |
| 'Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.' (Manuel Bandeira) Como Cassiano chegou a prefeito, ninguém soube. |
| Ninguém soube como Cassiano chegou a prefeito. |
| A chuva não veio, embora todos a esperassem. |
| 'Para erguer-se, foi necessária a ajuda do carcereiro.' (Murilo Rubião) |
Ponto-e-vírgula| 'A alma exterior daquele judeu eram os seus ducados; perdê-los equivalia a morrer.' (Machado de Assis) |
| • | O ponto-e-vírgula também é utilizado para separar itens de uma enumeração: |
| O plano prevê: a) internações; b) exames médicos; c) consultas com médicos credenciados. |
| • | Para introduzir uma explicação, um esclarecimento: |
| 'Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro...' (Machado de Assis) |
| • | Para introduzir uma citação ou a fala do personagem: |
| O avô costuma resmungar: 'Quem sai aos seus, não degenera...' |
Interrogação e exclamação| • | O ponto de interrogação marca o fim de uma frase interrogativa direta: |
| Quem te deu licença? |
| • | O ponto de exclamação marca o fim de frases optativas, imperativas ou exclamativas: |
| Como era lindo o meu país! |

Reticências| • | Para indicar uma hesitação, uma incerteza ou mesmo um prolongamento da idéia: |
| 'Há um roer ali perto... Que é que estarão comendo?' (Dionélio Machado) |
| • | Para sugerir ironia ou malícia: |
| '— Se ele até deixou a mulher que tinha, Sinhô. É um fato. Estou bem informado... — e ria para João Magalhães, lembrando Margot.' (Jorge Amado) |
AspasAs aspas são usadas para assinalar citações textuais e para indicar que um termo é gíria, estrangeirismo ou que está sendo usado em sentido figurado:| O presidente afirmou em seu discurso: 'Toda corrupção será combatida!' Minha turma é 'fissurada' nessa música. |
Travessão e parêntesesSão usados para esclarecer o significado de um termo:| Granada — último refúgio dos árabes — foi conquistada em 1492. Granada (último refúgio dos árabes) foi conquistada em 1492. |
| • | Intercalar reflexões e comentários à seqüência da frase: |
| Mas agora — pela centésima vez o pensava — não podia admitir aquelas mesquinharias. |
| • | O travessão também é usado em diálogos para marcar mudança de interlocutor: |
| '— Peri sente uma coisa. — O quê? — Não ter contas mais bonitas do que estas para dar-te.' (José de Alencar) |